Sobre nós

A ABICHAMA, Associação Brasileira da Indústria dos Retardantes de Chama, foi criada no Brasil em 2011 com o objetivo de fomentar a conscientização acerca da importância da segurança contra incêndio no País. A instituição também é a representante local da BSEF – The International Bromine Council, instituição internacional em atividade há mais de 40 anos, presente na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul, promovendo a discussão sobre a segurança contra incêndio, além de subsidiar pesquisas e estudos científicos nas áreas de saúde e meio ambiente.

A Associação reúne empresas fabricantes de retardantes de chama e trabalha em parceria com órgãos governamentais, empresariado e sociedade civil para a aplicação das normalizações já existentes e desenvolvimento de novas, com o objetivo de aumentar a prevenção de incêndios no Brasil.

O QUE FAZEMOS

Promovemos a discussão de assuntos relacionados à segurança contra incêndio no Brasil;

Atuamos em parceria com os órgãos públicos e agências de normalização no desenvolvimento e implementação de políticas de segurança contra incêndio;

Alertamos a população e sociedade em geral sobre a importância da segurança contra incêndio, em busca do desenvolvimento sustentável.

MEMBROS

No Brasil, as empresas que integram a ABICHAMA são Albemarle Corporation, ICL Industrial Products e LANXESS.

Nosso Time

Abichama

Lilian Salim

Presidente da ABICHAMA

Graduada em Engenharia Química pela FEI-Faculdade de Engenharia Industrial com Pós Graduação em Gestão Empresarial e Administração de Produtos pela Fundação Getulio Vargas– GVPEC, Lilian Salim tem 32 anos de experiência no mercado B2B atuando em diversas áreas como: vendas, marketing, desenvolvimento de produtos, assuntos regulatórios dentre outros.

Trajetória profissional desenvolvida em empresas atuantes como Ipiranga Quimica (atualmente QuantiQ) e multinacionais como DuPont, Arkema e Dow Quimica. Responsável desde 2007, pela elaboração e criação da Divisão Industrial Products da ICL IP para toda América do Sul, lidera atualmente uma equipe de vendas e marketing atuando em todos os países da região.

Alexandre Vieira

Vice-Presidente da ABICHAMA

Atual vice-presidente da ABICHAMA, Alexandre Vieira é formado em Engenharia Química pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, e possui mais de 15 anos de experiência em vendas e marketing de produtos químicos para diversos mercados internacionais. Em sua trajetória profissional, Alexandre passou por empresas como Croda do Brasil, Eastman Chemical Company, Nitriflex e atualmente exerce a função de gerente de vendas para contas estratégicas LATAM na Albemarle, empresa onde atua desde 2006. Alexandre também é pós-graduado em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Sylvio do Carmo

Secretário da Diretoria Executiva

Formado em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz, com Pós-Graduações em Administração e Comércio Exterior pela Fundação Getúlio Vargas e em Economia pela USP-Ribeirão Preto, Sylvio do Carmo já atuou em grandes empresas do setor químico e, em 1992 fundou a Neotrade Química, empresa em que atua até hoje. Em 2016 assumiu a Presidência da ABICHAMA – Associação Brasileira da Indústria dos Retardantes de Chama, por meio da qual contribui com diversos Comitês Brasileiros para elaboração de normas técnicas com foco em segurança contra incêndio.

BSEF

Dr Kevin Bradley MA (Dubl.) Ph.D (Dubl.)

Secretário Executivo

O Dr. Bradley é um cientista ambiental com mais de 25 anos de experiência em política ambiental e assuntos regulatórios internacionais. Antes de ingressar na BSEF, Kevin gerenciou e dirigiu associações internacionais nos setores de fibra de madeira e metais, além de prestar consultoria nas áreas de energia e produtos químicos. Suas principais contribuições para o sucesso dessas organizações têm sido promover o engajamento no uso de materiais e produtos, demonstrando sua contribuição para a sociedade e para atender às metas de políticas públicas nos campos de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e energia.

Bernadette Desobry

Administrativo e Relacionamento com os Membros

Bernadette tem uma experiência longa e diversificada no setor de mineração, principalmente em metais básicos e metais preciosos, desde a venda de produtos acabados até a aquisição de alimentos personalizados, com contatos em todo o mundo em ambientes complexos. Ela é uma pessoa multi-qualificada com um histórico de sucesso em organizações de apoio em um ambiente internacional. Empreendedora e pró-ativa, com boas habilidades de comunicação, ela gosta de trabalhar em equipe e sempre acolhe a oportunidade de explorar novos desafios.

Nuno Bacharel

Gerente de Comunicação

Nuno Bacharel é um experiente profissional de comunicação com 7 anos de sólida experiência em Relações Públicas e Assuntos da UE, liderando projetos de comunicação de alto impacto e gerenciando múltiplos canais e campanhas de mídias sociais. Antes de ingressar na BSEF, Nuno trabalhou no Cefic - Conselho Europeu da Indústria Química - como Gerente de Comunicação e Mídias Sociais. Durante seu trabalho de 5 anos, ele gerenciou “Your Formula”, a primeira plataforma da indústria química europeia em sustentabilidade e inovação. Ele também foi responsável por desenvolvimento de campanhas de mídias sociais e projetos de comunicação corporativa.

Carl Van der Auwera

Assessor de Assuntos Regulatórios

Carl Van der Auwera é doutorado em química orgânica. Ele trabalhou 25 anos na indústria química como gerente de um laboratório de análises e de uma fábrica de vitaminas e, depois disso, como consultor de ciência, tecnologia e segurança de produtos da federação belga da indústria para produtos químicos e ciências da vida. Nos últimos 5 anos, ele foi gerente de segurança, qualidade e regulamentação de produtos (alimentos, rações e produtos químicos) de 2 multinacionais de alimentos.

Patrick Fox

Head de Assuntos Públicos e Advocacia

Patrick Fox é um especialista em assuntos públicos e regulatórios, com mais de 8 anos de experiência, trabalhando com associações da UE e organizações internacionais. Após obtenção de mestrado na Smurfit Graduate Business School em Dublin, Patrick atuou na FoodDrinkEurope, trabalhando em questões de política alimentar, antes de ingressar na consultoria global de gerenciamento de serviços Kellen, na qual ele administrou duas associações comerciais de produtos químicos e auxiliares de processamento, como Secretário Geral.

Links úteis

Contate-nos

ABICHAMA
Rua Fidêncio Ramos, 308 – Torre A – 11º Andar - Cj 113 / 114
Vila Olímpia, São Paulo, Brasil - 04551-010

: +55 11 3094-2247
: abichama@abichama.com.br