SOBRE NÓS

A ABICHAMA, Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama, foi criada no Brasil em 2011 com o objetivo de fomentar a conscientização acerca da importância da segurança contra incêndio no País. A instituição também é a representante local da BSEF – The International Bromine Council, instituição internacional em atividade há mais de 40 anos, presente na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul, promovendo a discussão sobre a segurança contra incêndio, além de subsidiar pesquisas e estudos científicos nas áreas de saúde e meio ambiente.

A Associação reúne empresas fabricantes de retardantes de chama e trabalha em parceria com órgãos governamentais, empresariado e sociedade civil para a aplicação das normalizações já existentes e desenvolvimento de novas, com o objetivo de aumentar a prevenção de incêndios no Brasil.

O QUE FAZEMOS

Promovemos a discussão de assuntos relacionados à segurança contra incêndio no Brasil;

Atuamos em parceria com os órgãos públicos e agências de normalização no desenvolvimento e implementação de políticas de segurança contra incêndio;

Alertamos a população e sociedade em geral sobre a importância da segurança contra incêndio, em busca do desenvolvimento sustentável.

NOSSA HISTÓRIA

InfográficoInfográfico

MEMBROS

No Brasil, as empresas que integram a ABICHAMA são Albemarle Corporation, ICL Industrial Products e LANXESS.

NOSSO TIME

ABICHAMA

Alexandre Vieira
Presidente

Alexandre Vieira é formado em Engenharia Química pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, e possui mais de 15 anos de experiência em vendas e marketing de produtos químicos para diversos mercados internacionais. Em sua trajetória profissional, Alexandre passou por empresas como Croda do Brasil, Eastman Chemical Company, Nitriflex e atualmente exerce a função de gerente de vendas para contas estratégicas LATAM na Albemarle, empresa onde atua desde 2006. Alexandre também é pós-graduado em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Rafael Evangelista da Silva
Vice-Presidente da ABICHAMA

Rafael Silva é formado em Engenharia Química pela USP - Universidade de São Paulo, e possui mais de 14 anos de experiência em Vendas e Desenvolvimento de Novos Negócios relacionados a produtos químicos para o seguimento B2B em diversos mercados nacionais e internacionais. Rafael também é pós-graduado em Administração pelo Insper e Mestrando na USP - São Carlos em Engenharia de Materiais. Em sua trajetória profissional, Rafael passou por empresas como Monsanto, Nouryon e, atualmente, exerce a função de Gerente de Negócios LATAM na ICL Industrial Products.

Jefferson Gonçalves
Secretário da diretoria

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi e com Pós-Graduação em Marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Jefferson Rodrigo Gonçalves é o atual líder da Unidade de Negócios de Aditivos para Polímeros da LANXESS na América Latina. Atuou, também, na BASF, como Chefe de Suprimentos Indiretos na América do Sul. Antes disso, foi responsável pela equipe de Capital Projects & Procurement da Dow Chemical na América Latina, e trabalhou em Marketing & Vendas por vários anos na Dow Chemical em Plásticos, Negócios de Polietileno no Brasil e região da América Latina. Jefferson tem como experiências principais liderar equipes regionais, Vendas, Marketing, Desenvolvimento de Negócios e Compras.

BSEF

Michael Hack
Secretário Geral

Michael Hack foi nomeado secretário-geral da BSEF em outubro de 2021. Antes, ele atuou nos setores químico, financeiro, saúde, economia circular, tecnologia política e de startups. Ele une a experiência como lobista interno por 10 anos, como o primeiro Diretor da Rede Europeia de Regiões Químicas por mais de três anos e como sócio e co-fundador de uma agência de relações públicas e consultor sênior por cinco anos. Em seu tempo livre, Michael gosta de viajar e de explorar a natureza do norte da Europa com sua família e sua van de acampamento.

Bernadette Desobry
Administrativo e Relacionamento com os Membros

Bernadette tem uma experiência longa e diversificada no setor de mineração, principalmente em metais básicos e metais preciosos, desde a venda de produtos acabados até a aquisição de alimentos personalizados, com contatos em todo o mundo em ambientes complexos. Ela é uma pessoa multi-qualificada com um histórico de sucesso em organizações de apoio em um ambiente internacional. Empreendedora e pró-ativa, com boas habilidades de comunicação, ela gosta de trabalhar em equipe e sempre acolhe a oportunidade de explorar novos desafios.

Dr. Klaus Rothenbacher
Assessor de Assuntos Regulatórios

Klaus Rothenbacher é um químico com formação em toxicologia. Ele tem mais de 15 anos de experiência na área de compostos bromados e segurança química, incluindo 10 anos como Gerente de Programa Científico na BSEF e depois como Assessor de Assuntos Regulatórios. Antes de se juntar à BSEF, em fevereiro de 2022, Klaus foi o Gerente Científico do Consórcio de Metais Preciosos e Rênio, lidando principalmente com registros de metais preciosos no REACH (regulamento europeu sobre a produção e o uso de substâncias química). Em seu tempo livre, Klaus fabrica sua própria cerveja.

Patrick Fox
Head de Relações Públicas e Advocacia

Patrick Fox é especialista em assuntos públicos e regulatórios, com mais de 10 anos de experiência, trabalhando com a UE e associações internacionais. Tendo obtido um mestrado da Smurfit Graduate Business School em Dublin, Patrick mudou-se para FoodDrinkEurope, trabalhando em questões de política alimentar, antes de ingressar na consultoria de gerenciamento de serviços globais, Kellen, na qual gerenciou duas associações comerciais de produtos químicos para alimentos e auxiliares de processamento, como secretário-geral . Na BSEF, Patrick esteve fortemente envolvido com as partes interessadas governamentais e industriais internacionais e lidera várias questões relacionadas à política de produtos e prioridades de segurança contra incêndio. Com um forte interesse em esportes aquáticos, Patrick pode ser encontrado em cidades costeiras na Europa no seu tempo livre.

Beatriz Pepe
Diretora de Relações Públicas e Comunicação

Beatrice é uma jovem profissional que ingressou na BSEF em agosto de 2022. Ela possui um mestrado bilíngue (inglês-francês) em “Globalização e Políticas Públicas” pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB), com foco em energia e meio ambiente. Antes de ingressar na BSEF, trabalhou por 3 anos para a Associação Internacional de Produtores de Petróleo e Gás (IOGP) como Diretora Administrativa e de Políticas, lidando com questões relacionadas ao clima e energia e organizando vários eventos e conferências. Beatrice é fluente em inglês, francês e espanhol, além de italiano, seu idioma nativo. Nas horas vagas, gosta de ler livros e quadrinhos, ouvir música e praticar esportes.