BLOG
Como funcionam os retardantes de chama?
Retardantes de chama podem ser adicionados a diversos tipos de materiais ou aplicados como tratamento para evitar incêndios por ignição, limitar a propagação do fogo e minimizar o dano em caso de fogo. O mercado possui uma grande variedade de retardantes de chama para atender as diferentes naturezas físicas e composições químicas de cada material, […]
Retardantes de chama podem ser adicionados a diversos tipos de materiais ou aplicados como tratamento para evitar incêndios por ignição, limitar a propagação do fogo e minimizar o dano em caso de fogo. O mercado possui uma grande variedade de retardantes de chama para atender as diferentes naturezas físicas e composições químicas de cada material, que por sua vez se comportam de formas distintas ao fogo.
Os retardantes de chama podem atuar de três maneiras:
- Interrompendo o estágio de combustão do ciclo do fogo, incluindo a prevenção ou atraso do “flashover” (combustão generalizada dos materiais combustíveis em um mesmo ambiente).
- Limitando o processo de decomposição por meio do isolamento físico das fontes de combustível disponíveis a partir da fonte de material com uma camada resistente ao fogo.
- Diluindo os gases inflamáveis e a concentração de oxigênio na zona de formação da chama, emitindo água, nitrogênio ou outros gases inertes.