ABICHAMA marca presença no Seminário Internacional de Proteção Passiva 2019

Por mais uma vez a ABICHAMA foi um dos patrocinadores do Seminário Internacional de Proteção Passiva, o SIPP, que aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo. O evento é resultado de parceria entre a Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio (ABPP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do Laboratório de Segurança ao Fogo e Explosões/CETAC (LSFEx), com o objetivo de realizar um encontro trazendo referências internacionais, que aborde desafios e problemas atuais, bem como estimule a disseminação de conhecimento, inovação e tecnologia para o mercado brasileiro.

Neste ano, a presidente da associação, Lilian Salim, foi uma das moderadoras do primeiro dia de evento, mediando o painel “Soluções Correntes em Proteção Passiva” que contou com apresentações de Tom McGuiness, da Kingspan (O desempenho de painéis compostos incorporando materiais combustíveis), Mike Kerrison, da UNIFRAX USA, com a palestra “Proteção contra incêndio de dutos metálicos utilizados na exaustão de fumaça e gordura” e Dr. Matthew Blais, cujo tema de sua apresentação foi “Inflamabilidade para estofamentos atuais, eletrodomésticos e colchões”. Dr Blais participou do evento a convite da ABICHAMA.

Durante sua apresentação, Matthew reforçou com a plateia importantes informações sobre desempenho dos materiais em questão em situações de incêndio, com detalhes sobre os testes de fogo realizados em conjunto com a Southwest Research Institute. Matthew desmistificou importantes assuntos como a toxicidade da fumaça originária de móveis com retardantes de chama e a quantidade de fumaça gerada que, de acordo com os testes, mostrou que móveis com retardantes de chama produziam menos da metade da fumaça produzida por móveis sem proteção.