BLOG
ABICHAMA realiza palestra no Instituto Mauá
Associação apresentou estudo sobre a ignitabilidade dos televisores brasileiros em comparação com os americanos aos estudantes de engenharia Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, do curso de Engenharia Civil, participaram de palestra promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (ABICHAMA) sobre Segurança Contra Incêndio. A apresentação, realizada no Campus da Universidade em […]
Associação apresentou estudo sobre a ignitabilidade dos televisores brasileiros em comparação com os americanos aos estudantes de engenharia
Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, do curso de Engenharia Civil, participaram de palestra promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (ABICHAMA) sobre Segurança Contra Incêndio. A apresentação, realizada no Campus da Universidade em São Caetano do Sul (SP), teve como foco os resultados dos testes de ignitabilidade de televisores brasileiros e americanos, realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em parceria com a associação.
Durante a palestra, os estudantes puderam compreender melhor o comportamento dos dispositivos quando expostos a fontes externas de chamas em um passo a passo detalhado sobre os riscos de incêndio dos materiais utilizados nos televisores. O estudo reforça a importância da adequação dos televisores brasileiros ao alto risco de ignitabilidade e fogo, em comparação com os produtos americanos, que possuem retardantes de chama.
Além do teste em si, a apresentação também abordou a importância sobre proteção passiva contra incêndio, o benefício do uso dos retardantes, e a atuação da ABICHAMA no setor de Segurança Contra Incêndio no Brasil. Ao final, os alunos tiram dúvidas sobre aplicações de retardantes de chama em diversos tipos de materiais.
De acordo com Alexandre Vieira, presidente da ABICHAMA, o trabalho de aproximação com as universidades, desenvolvido pela associação, é fundamental para disseminar, cada vez mais, informações sobre a prevenção de incêndios no Brasil. “Falar diretamente com os estudantes é essencial para que eles possam, no futuro, considerar os fatores de risco de incêndio em seus projetos. Esse é um público estratégico para a ABICHAMA e ficamos felizes de poder contribuir com a capacitação desses futuros profissionais e com a disseminação de informação sobre proteção passiva contra incêndio no Brasil”, comenta.